Quando se pensa em Educação Física, instintivamente passa-se a imaginar e a programar jogos, exercícios físicos e competições. Mas o processo de ensino-aprendizagem nessa disciplina, principalmente ao se tratar das séries iniciais da criança, não pode se restringir apenas à demonstração de certas habilidades e destrezas, promovidos por tais atividades. Com base nessa perspectiva, deve-se propiciar uma diversidade de temas de estudo respeitando as diferentes fases do desenvolvimento dos alunos, os quais incluem:
- Reconhecimento Corporal;
- Expressividade;
- Representação Simbólica;
- Movimentos Naturais Imitativos;
- Equilíbrio;
- Coordenação Motora Ampla;
- Coordenação Motora Fina;
- Jogos Motores;
- Jogos Motores com Materiais Alternativos;
- Brinquedos Cantados e Atividades Rítmicas;
- Memorização;
- Lateralidade;
- Orientação Espacial e Temporal;
- Imaginação e Criatividade;
- Qualidade de Vida;
- Jogos Motores com Corda, Bola e Arco;
- Atividades Recreativas.
Planejando a aula de Educação Física
Sistema de Avaliação
Características do processo avaliativo