17 de julho de 2016

Viver em Movimento

 

O trabalho de Educação Física deve possibilitar aos alunos, desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de diversas atividades motoras com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções. É uma proposta que valoriza a democratização, a humanização e a diversificação da prática pedagógica da disciplina.

Destaca-se ainda que a Educação Física trabalha esse conceito da cultura corporal do movimento referindo-se às relações existentes entre as formas de se movimentar e a compreensão do corpo de uma determinada cultura, colocando o aluno como um ser totalmente integrado ao mundo em que vive.

O aluno aprende a movimentar-se, a experimentar, a avaliar, a optar entre alternativas, a coordenar ações do corpo com objetos no tempo e no espaço, a interagir com outras pessoas, e uma série de procedimentos cognitivos, sociais e afetivos, que devem ser favorecidos e considerados no processo de ensino e aprendizagem, de modo a garantir que estabeleçam relações equilibradas e construtivas em seu meio social.

Por meio das atividades físicas propostas pela Educação Física é possível, portanto, educar, aprimorar e melhorar os movimentos, além de desenvolver o bem-estar físico, psíquico e social.


Material de Apoio

Coleção de material digital paradidático que traz a concepção na prática esportiva, o desenvolvimento de valores essenciais para a vida em sociedade, além de respeitar o tempo de desenvolvimento do aluno de cada um dos anos. Desta forma, apresenta um material de orientações, planejamento de aulas e atividades. O Material estará disponível para o professor na Plataforma de Estudos Viver em Movimento.

Encaminhamento Metodológico

Na Educação Física, instintivamente passa-se a imaginar e a programar jogos, exercícios físicos e competições. Mas o processo de ensino-aprendizagem nessa disciplina não se restringe apenas à demonstração de certas habilidades e destrezas, promovidos por tais atividades. Com base nessa perspectiva, deve-se propiciar uma diversidade de temas de estudo os quais incluem, diversos temas de acordo com as diferentes fases do desenvolvimento dos alunos.

Sistema de Avaliação na Educação Infantil

Na Educação Infantil, o registro da observação e da avaliação de cada um dos alunos é realizado em um documento intitulado Caderno de Registros. Esse registro tem como objetivo subsidiar a elaboração dos relatórios de avaliação, bem como o atendimento aos pais ou responsável, sendo os apontamentos do professor discutidos e analisados com o coordenador pedagógico nas reuniões, conselhos de classe e outros. Nesse caderno de registro haverá uma ficha de acompanhamento da avaliação, na qual os critérios já estarão listados. O objetivo da planilha é facilitar o acompanhamento do processo de avaliação, oferecendo maior base para a elaboração do parecer descritivo do aluno.

Formação Continuada Psicomotricidade | 120 horas

Diferenciais:
O curso traz a abordagem da Psicomotricidade, como intervenção corporal, privilegiando as experiências (corporais, relacionais e cognitivas).
Objetivos: O curso tem como objetivo a formação de profissionais aptos a atuar nas áreas de educação, desenvolvendo ações que priorizam a inter-relação entre psiquismo e motricidade do desenvolvimento humano. A metodologia do curso também trabalha a construção das competências e habilidades de comunicação, aprendizagem e socialização do indivíduo.    

Disciplinas:

Bases neurofisiológicas da psicomotricidade
Crescimento, desenvolvimento motor e psicomotricidade
Distúrbios psicomotores
Fundamentos da psicomotricidade.

 

Descrição Técnica dos Serviços

Na Educação Física, instintivamente passa-se a imaginar e a programar jogos, exercícios físicos e competições. Mas o processo de ensino-aprendizagem nessa disciplina não se restringe apenas à demonstração de certas habilidades e destrezas, promovidos por tais atividades. Com base nessa perspectiva, deve-se propiciar uma diversidade de temas de estudo os quais incluem, diversidade com as diferentes fases do desenvolvimento dos alunos.

  • Material de Apoio;
  • Encaminhamento Metodológico
  • Propostas de Atividades: (Plataforma Viver Educação)
  • Assessoria Pedagógica;
  • Assessoria:  Implantação ao grupo de professores e coordenadores;
    • Psicomotricidade, Desenvolvimento Motor, Cognitivo, Afetivo e Social da Criança.
    • Atendimento por e-mail, telefone (WhatsApp) e Skype.

Movimento

A criança só se interessa por aquilo que tem significado por meio do universo infantil. Não há movimento pelo movimento. Toda ação tem uma intenção. É o que caracteriza o seu aspecto comunicativo, determinado sempre pelo contexto cultural onde está inserido. Qualquer gesto tem como suporte um significado, todo o movimento realizado por meio de uma atividade deve estimular os nossos alunos a pensar e planejar suas ações: escalando uma montanha, nadando em alto mar e você? Já proporcionou um momento desses aos seus alunos? Compartilhe. Enfim, vivendo cada movimento não só com os músculos, nervos e tendões, mas também com a cabeça e o coração.

Prof. Glaucia Fischer & Prof. Felipe Paiva

 

Viver em Movimento alinhado a BNCC

Considerando que, na Educação, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular está estruturada em campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Corpo, gestos e movimentos – Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos), as crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam- -se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade. Por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, elas se comunicam e se expressam no entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem. As crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções de seu corpo e, com seus gestos e movimentos, identificam suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua integridade física. O corpo das crianças ganha centralidade, pois ele é o partícipe privilegiado das práticas pedagógicas de cuidado físico, orientadas para a emancipação e a liberdade, e não para a submissão. Assim, precisamos promover oportunidades ricas para que as crianças possam, sempre animadas pelo espírito lúdico e na interação com seus pares, explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, alongar-se).

 



 

× Como posso te ajudar?